Fish Eaters: The Whys and Hows of Traditional Catholicism


``Where the Bishop is, there let the multitude of believers be;
even as where Jesus is, there is the Catholic Church'' Ignatius of Antioch, 1st c. A.D




Questões que proponho a cristãos para que rezem, se perguntem e pesquisem (usando fontes diferentes – incluindo ortodoxas, católicas e puramente seculares). Por favor, considere este exercício. Escreva as suas respostas enquanto avança, para olhá-las no final. Tudo o que peço é que seja honesto, compreensivo e piedoso. Pegue alguma versão da bíblia e vamos começar:

De onde veio a Bíblia? Quando foi coligida? Quais livros foram primeiro listados como pertencentes ao cânon cristão? Como o cânon foi alterado ao longo do tempo em vários grupos? Quais grupos foram incluídos na primeira edição da versão King James da Bíblia? Quando teve lugar o Concílio de Jâmnia, quem foram os seus membros, e o que fizeram?

Antes que os livros da Bíblia fossem canonizados, como foi propagado o evangelho? Antes que a prensa móvel fosse inventada alguns mil e quinhentos anos depois de Cristo, como foi propagado o evangelho? Como as respostas a essas questões se aplicam ao conceito de “sola scriptura”, ou “apenas a bíblia” como regra de fé? Contra quê adverte II Pedro, 3:16? II Pedro, 1:20-21 diz _____? O que significa a palavra “útil”? Em II Timóteo, 3:16-17, o que significa a palavra “útil”? “Útil” significa “ser suficiente para” em algum dicionário? Havia um cânon do Novo Testamento no tempo em que Paulo escreveu aquele versículo? Se não, a que Escritura ele se referia?

O que II Tessalonicenses 2:15, II Tessalonicenses 3:6 e I Coríntios 11:2 dizem sobre Tradição? Quando cessou de ter efeito essa Tradição? O que quis dizer Jesus quando disse aos seus discípulos que fizessem o que diziam aqueles que ocupavam a cátedra de Moisés, em Mateus 23:2? O que isso diz acerca das expectativas de Jesus de que os seus seguidores obedecessem a autoridades terrestres?

O que indica I Timóteo 3:15 como sendo a regra de fé? O que você acredita que seja a regra de fé? E por quê?

O homem a quem Jesus fala em Mateus 16:18-19: qual era o seu nome antes daqueles versículos? Qual era o seu nome depois? O que esse nome significa? Qual língua Jesus falava? Qual era o nome dado àquele homem na língua vernácula de Jesus? O que esse nome significa? Quais outras pessoas na Bíblia tiveram os seus nomes trocados? O que mudanças de nome significavam na vida hebraica? Qual objeto metafórico dá Jesus ao homem em Mateus 16:18-19? O que isso simboliza? O que simbolizam em em Isaías 22? O que significam “ligar” e “desligar”?

Se Cristo é um sumo sacerdote, e somos membros do seu sacerdócio real, quais são as oferendas de cada um? Se Cristo é um sumo sacerdote para sempre, podem as suas oferendas ter cessado? O fato de que os israelitas eram membros do sacerdócio real negava o sacerdócio ministerial levita? Tinha a Igreja neotestamentária bispos, anciãos (presbíteros, sacerdotes) e diáconos ou era não hierárquica? O que foi a rebelião de Coré mencionada em Judas 1:11? (Dica: veja Números 16:3) O que significa Jesus ser um “sacerdote segundo a ordem de Melquisedec”? Em João 6:52-58, qual é o sentido da palavra “é”? Em I Coríntios 11:23-30, porque Paulo diz que alguns adoeceram – e o que isso indica a você? Após a vinda do Messias, onde atualmente se oferece incenso e “oblação pura” conforme predito em Malaquias 1:10-11? Qual é a raiz da palavra “preste”?* Qual é a raiz da palavra “presbítero”?

Como se refere Paulo a si mesmo em I Coríntios 4:14-15? De que modo os apóstolos tratam os novos cristãos de acordo com I Tessalonicenses 2:11? Como se refere Paulo a Isaque em Romanos 9:10? Como se dirige João à sua audiência em I João 2:13?

Segundo I Pedro 3:18-21, qual o efeito do batismo? Para quem é o batismo, segundo Atos 2:38-39? A quem se dirige a promessa do batismo? Com o que Colossenses 2:11-12 compara o batismo? Quando eram as pessoas circuncidadas para entrarem na antiga aliança? (i.e. em qual idade)? Paulo batizou ou não famílias inteiras? João 3:1-7 diz que devemos ser batizados no Espírito e ___? Em nome de quem se deve ser batizado de acordo com Mateus 28:19? Você crê algo diferente sobre o batismo do que esses versículos ensinam? Se sim, por quê? Como batizavam os primeiros cristãos de acordo com os seus escritos não canônicos (e.g. a Didaquê)?

De acordo com Atos 8:14-17 e 19:5-6, o que faziam Pedro, Paulo e João além de batizar? Você acredita que isso não tem importância? Se sim, por quê?

O que Provérbios 28:13 e I João 1:9 dizem que deveríamos fazer com os nossos pecados? Qual autoridade foi dada aos doze que estavam com Jesus no cenáculo, em João 20:21-23? Qual poder foi dado especificamente a Simão Pedro em Mateus 16:19? Que sorte de ministério é descrito em II Coríntios 5:18? Você crê algo diferente do que esses versículos ensinam? Se sim, por quê?

Como Tiago 5:14 descreve a maneira pela qual os anciãos (presbíteros, sacerdotes) lidavam com os doentes? O que usavam eles para ajudar os doentes? A comunidade religiosa em que você está envolvido faz isso? Se não, por quê?

O que Mateus 19:6 diz sobre casamentos que são unidos por Deus? A sua comunidade religiosa ensina algo diferente? Se sim, por quê?

Marcos 12:26-27 diz que Deus é o Deus de que três pessoas? O que diz sobre essas três pessoas? (i.e. em que condição estão elas)? É Deus o Deus de Abraão? É Deus o Deus dos mortos? Como pode ser Deus de Abraão e ao mesmo tempo não ser o Deus dos mortos, e sim dos vivos? O que diz Apocalipse 6:9-10 sobre o que faziam as “almas daqueles que tinham sido mortos”? Onde estão essas almas? Segundo Hebreus 12:1, de que estamos cercados? Quem são eles? O que diz isso sobre os que morrem em Cristo? A sua comunidade religiosa ensina algo diferente? Se sim, por quê?

Qual mulher nas Escrituras deu à luz o homem que governaria todas as nações? Onde, segundo Apocalipse 12, está essa mulher? O que significa “engrandecer”? Em Lucas 1:46-49, o que significa “engrandecer”? Quem é a “rainha ornada de ouro” do salmo 45:10-17? De que maneira este salmo esclareceria Lucas 1:48?

Se Cristo é o novo Adão (Romanos 5:14-15, I Coríntios 15:22, I Coríntios 15:45), quem é a nova Eva? Quem eram as únicas duas pessoas no Antigo Testamento que estiveram sem pecado original nos seus primeiros momentos?

Quais três coisas continha a arca da aliança? (Dica: ver Hebreus 9:4) O que trazia dentro de si Maria, e de que maneiras são os conteúdos da arca similares? O quão santa era considerada a arca da aliança? O que acontecia à pessoa que a tocava?

O que é o “Kaddish de luto” judaico, e por quê é recitado? Qual é o significado de I Coríntios 3:13-15? O que diz Apocalipse 21:27 sobre os impuros? Se você morresse agora mesmo, hoje, estaria limpo o bastante para estar diante de Deus todo-poderoso? Por quem estava Paulo orando em II Timóteo 1:16-18, e qual era a sua condição naquele momento? A sua comunidade religiosa ora pelos mortos? Se não, por quê?

O que diz Tiago 2:24 sobre como somos justificados? Que tipo de fé é mencionada em Gálatas 5:6? Quem entrará no Reino dos Céus, segundo Jesus em Mateus 7:21? O que diz Efésios 2:8-9 sobre a possibilidade de salvar-nos por obras próprias? Como esse verso diz que somos salvos? A sua comunidade religiosa ensina a “salvação só pela fé” ou “só pelas obras”? Se sim, por quê?

O que indica Hebreus 3:12-14 sobre a possibilidade de uma pessoa que conhece Cristo afastar-se de Deus? Sob quais condições diz que podemos ser “partícipes de Cristo”? De que maneira nos devemos ocupar da salvação, segundo Filipenses 2:12? Você se ocupa da salvação assim? Se não, por quê? Os bebês são salvos? As crianças de 5 anos são salvas? E aos 19 anos? Em que ponto, se houver, mudam as condições para salvação e como as suas respostas afetam o conceito de “uma vez salvo, para sempre salvo”?

O que diz Atos 7:51 sobre a capacidade de resistir ao Espírito Santo? O que significa isso em termos de existência de livre arbítrio? A sua comunidade religiosa ensina algo diferente sobre livre arbítrio? Se sim, por quê?

O que indica Lucas 23:34 sobre aqueles que agem em ignorância? O que indica Romanos 9:15 sobre a soberania suprema de Deus?

Apocalipse 17:15-18 discorre sobre uma prostituta a qual é “aquela grande cidade”. Qual é essa cidade de acordo com Apocalipse 11:8? Onde Cristo foi crucificado?

Como o historiador judeu, Josefo, descreveu o templo em Jerusalém que foi destruído em 70 A.D.?

Por que Jesus disse que veio, de acordo com João 12:25-27? Qual é a natureza do Reino de acordo com João 18:36? Desde quando essa foi a natureza do Reino, de acordo com Mateus 25:34? O que esses três textos dizem àqueles que acreditam que Jesus veio (e voltará) para estabelecer um reino terrestre? Gálatas 3:7-29 diferencia entre a “semente de Abraão” e a Igreja? Quem é judeu de acordo com Romanos 2:28-29? Com quem é feita a Nova Aliança segundo Jeremias 31:31-34? Há pessoas que se dizem judeus, mas não o são, de acordo com Apocalipse 2:9 e 3:9? Dados esses versos, pode-se referir adequadamente a pessoas que entram na nova Aliança como “gentios”? Manteve Deus as suas promessas aos antigos israelitas acerca da Terra Santa de acordo com Josué 21:43-45, I Reis 8:56, Neemias 9:7-8? Por que perderam eles os seus direitos à Terra Santa de acordo com Deuteronômio 28:58-68?

O que são o Talmude e a Cabala? O que diz o Talmude sobre Jesus e Maria? Como o judaísmo moderno se difere da religião do Antigo Testamento? De que maneira o rito da circuncisão mudou da versão do Antigo Testamento para o rito que os rabinos e médico ocidentais realizam atualmente?

Quais objetos são descritos em I Reis 6:29? E em Ezequiel 41:17-19? O que significa isso à luz de Êxodo 20:4?

Tinha a religião do Antigo Testamento um senso de tempo, espaço e objetos sagrados? Há qualquer coisa no Novo Testamento indicando que o conceito de coisas, lugares e tempo consagrados mudou? Quais meios usou Deus para efetuar milagres em:

Josué 3:15, I Samuel 4:6 e II Samuel 11:11?

______________

Números 21:9?

______________

II Reis 13:21?

______________

Marcos 5:25?

______________

Atos 5:15?

______________

Atos 19:12?

______________

 

Quais eram as verdadeiras relações entre as pessoas descritas como “irmãos” em: Gênesis 11:26-28 e 14:14? Gênesis 29:15? I Crônicas 23:21-22? II Reis 10:13-14? Deuteronômio 23:7 e Jeremias 34:9? Mateus 23:8? João 20:17-18 e Mateus 12:49? I Coríntios 15:6? Quem é a verdadeira mãe de “Tiago, irmão de Jesus” de acordo com a sua visão desses versículos: Mateus 27:55-56, Marcos 3:18, Marcos 15:40, João 19:25, e Judas 1? O que significa “primogênito”? (Dica: ver Êxodo 13:2, Êxodo 13:14-15, Números 18:15)

O que significa a palavra páscoa? Qual é a raiz dessa palavra? O que indica essa raiz sobre as origens desse dia santo?

Todos querem ser parte de uma igreja “à la Novo Testamento” – mas poucos são as pessoas que leem o que os primeiros cristãos escreveram! Se o que você deseja é, de fato, adorar e crer como os apóstolos, então por que não leu meticulosamente as Sagradas Escrituras, a Didaquê (a “Instrução dos Doze Apóstolos” datada do primeiro século), Inácio de Antioquia, Clemente de Roma, Irineu, Justino Mártir, João Crisóstomo, Agostinho (toda a sua obra, não somente as partes que, tiradas de contexto, parecem provar entendimentos modernos), Hipólito, etc. Até Orígenes e Tertuliano dão testemunho do que os primeiros cristãos acreditavam... Se não investigar, de que forma você poderá saber como era a Igreja primitiva? O que te detém? Se chegar a ler esses primeiros escritos cristãos, pergunte-se: qual igreja hoje é como aquela Igreja que eles descreveram? Qual igreja hoje ensina respostas baseadas na Bíblia para as questões acima?

 

Para os que odeiam a Igreja Católica

 

Pergunte-se: por que eu odeio a Igreja Católica? Quem me ensinou o que eu acho que sei sobre a Igreja Católica? O que me ensinaram é verdade? Procurei avaliar o que a Igreja Católica tem a dizer sobre si mesma, usando fontes oficiais, tais como o Catecismo Romano e as encíclicas papais? Poderia a minha opinião da Igreja Católica estar baseada em vieses, fanatismo, calunias, propaganda dos meios de comunicação seculares, ou em sacerdotes insubordinados que conseguem publicidade (i.e. aqueles de conduta duvidosa ou certos hereges modernistas adorados pela média)? É justo julgar a doutrina por tais coisas? Há algum grupo de seres humanos livre de pecado e escândalo? Se estou errado sobre a Igreja Católica, o que isso significa?

 

Aqui estão alguns mitos comuns sobre a Igreja Católica:

 

FALSO! Por rejeitarem a tradição de “sola fide”, eles acham que podem traçar o seu caminho ao Céu e acreditam que são salvos por obras

FALSO! Católicos pensam que o papa não peca

FALSO! Católicos recrucificam Cristo nas suas missas (ou pelo menos acham que sim)

FALSO! Católicos pensam que Maria é parte da divindade e deve ser adorada

FALSO! Católicos adoram estátuas

FALSO! Católicos pensam que não podem orar diretamente a Deus, sem passar pelos santos

FALSO! Católicos conjuram os mortos

FALSO! Católicos acreditam que pessoas podem ser salvas depois de mortas

FALSO! A Igreja Católica ensina que quem não é formalmente católico está condenado ao Inferno

FALSO! As cruzadas foram um exemplo de agressão católica

FALSO! A(s) Inquisição(ões) matou centenas de milhares e perseguia judeus

FALSO! O papa Pio XII foi o “papa de Hitler” e nada fez para ajudar os judeus durante a II guerra mundial

FALSO! Não houve Igreja Católica até o tempo de Constantino, um pagão que controlava a Igreja. As festas católicas, pagãs nas suas raízes mais profundas, de cristianismo têm só um verniz


Se você acredita num desses mitos, imploro que pesquise. Para questões doutrinais, pergunte à Igreja o que ela ensina; é a única coisa justa a fazer. Para questões históricas, procure pesquisas balanceadas e objetivas de fontes diversas (incluindo católicas).

E, a medida em que você pesquisa, tenha em mente as falácias lógicas comuns que são frequentemente usadas em ataques contra o catolicismo:

Generalização:

“Eu conheci um católico/ex-católico (ou eu era um católico) que era (mesquinho, bêbado, imoral, não gostava da Igreja, era supersticioso, não conhecia a Bíblia, não tinha um relacionamento profundo com Jesus, etc.), portanto, os ensinamentos da Igreja Católica são errados.”

(Ignora o fato de que má catequese, incompreensões e outros defeitos de alguns católicos não refletem o que a Igreja ensina)

 

Bifurcação (ou falsa dicotomia):

“Se a Igreja Católica não ensina que é a fé sozinha que salva, então ela necessariamente ensina que os homens são salvos pelas suas próprias obras.”

(Ignora que ela ensina que nós somos salvos apenas pela graça -  uma graça com a qual temos que colaborar por uma “fé que opera pela caridade”)

 

Cum hoc ergo propter hoc:

“O solstício de inverno é 21 de dezembro, o Natal é 25 de dezembro. Portanto, o Natal é um feriado pagão.

(Ignora o fato de que se tem 365 dias no ano para escolher e os Padres da Igreja tinham boas razões para escolher aquela data. Também ignora o fato de que o “dia da reforma” é celebrado em 31 de outubro, o festival pagão de Samhaim.)

 

Post hoc ergo propter hoc:

“ Constantino deve ter sido a fonte real dos ensinamentos da Igreja Católica porque após o seu reinado a Igreja cresceu tremendamente, e antes do seu reino não era tão bem-conhecida”

(Ignora o simples fato de que Constantino meramente parou a perseguição de cristão com o Édito de Milão e permitiu que a cristandade se espalhasse. Também ignora os escritos dos Padres da Igreja que viveram antes de Constantino – e que eram católicos)

 

Espantalho (ou caricatura):

“Vocês adoram estátuas, e isso é mau! Portanto, a sua religião é satânica.”

(Ignora o fato de que não adoramos estátuas)

 

 

* NT: Palavra arcaica não mais usada atualmente, cognata de (ital.) prete, (napol.) prevete, (sard.) preide, (piem.) preive, (milan.) prevet, (rom.) preotu, (prov.) prestes, (fran.) pêtre, (cat.) prebere, (esp.) preste, (alem.) Priester, (ingl.) priest, etc..







Index